Buscar
  • Eduardo Andre

Os Músculos que nos ajudam a viver!

O que seria de nós sem os músculos que nos permitem funções vitais como a respiração, a digestão, a contração cardíaca ou a circulação sanguínea? Certamente já está familiarizado com a importância que os músculos tem em algumas funções do seu dia a dia, mas e se lhe disse que o sistema muscular é composto por 3 tipos de músculos com funções e características distintas, ficaria curioso? Ótimo, pois o corpo humano é realmente fascinante!


Bem, existem 3 tipos de músculos: liso, cardíaco e esquelético.

O único que tem a capacidade para ser voluntariamente controlado é o músculo esquelético, ao contrário dos restantes. O músculo liso reveste as paredes dos seu vasos sanguíneos, regulando a circulação sanguínea e encontrando-se também na parede de alguns orgãos. Já o músculo cardíaco, como o próprio nome indica é encontrado no coração, onde funciona integrado num sistema de bomba e sucção que permite o deslocamento do sangue para as várias partes do corpo.


Estes músculos respondem e adaptam-se às solicitações, sejam elas de carácter agudo ou crónica. No caso das situações agudas, podemos considerar uma corrida de 1 minuto em que existe a necessidade destes músculos responderem às necessidades específicas da tarefa. No caso das adaptações crónicas, estas surgem em função da natureza do estímulo, assim como da sua repetição, contribuindo, por exemplo, para uma maior eficiência do músculo cardíaco em resposta a vários treinos de corrida.


Agora já sabe que quando treina não é apenas o músculo esquelético o ator principal!


Bons treinos e até já,

Eduardo André,

Fisiologista do Exercício


0 visualização
 

©2020 by Hi Well. Proudly created with Wix.com