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  • Eduardo Andre

Postura. melhorar titulo

(introduzir vários métodos de treino e asociá-los à aula)

A postura envolve conceitos biomecânicos, neurofisiológicos e de controlo motor, todos bastante complexos. A definição de postura no âmbito das ciências do movimento não é unânime. Usualmente referimo-nos à postura para caracterizar algumas posições que o nosso corpo adopta, tanto em relação ao espaço envolvente como ao de cada segmento corporal. Complexo? Bem, talvez se facilite a compreensão deste conceito se dividirmos a postura nos seus extremos do movimento (i.e., estática e dinâmica).


Num dado instante as relações entre os vários segmentos corporais representam uma determinada postura. Então, a postura estática representa as situações em que não existe movimento aparente, sendo que a dinâmica, por seu turno, envolve movimento. É fundamental reforçar que em ambos os casos existem ações musculares, embora as suas características neurofisiológicas sejam distintas.

Os mecanismos responsáveis pela orquestração da nossa postura têm a sua origem em estruturas localizadas centralmente no nosso cérebro e que daí se estendem para várias áreas do nosso corpo – sistema nervoso central e periférico. Estas estruturas nervosas são reponsáveis por orquestrar o movimento que comunicam ao orgão efetor, os nossos músculos esqueléticos. Refira-se que no conjunto destas ordens, que resultam em ações musculares concretas, uma parte são de origem involuntária. Sim, involuntária! Isto significa que apesar de podermos inciar uma ação motora voluntária, existem outros processos que ocorrem autonomamente mas em co-dependência. Qualquer que seja o movimento que realize, seja um agachamento, uma prancha, um lançamento, ou outro que lhe esteja a ocorrer neste momento esta relação está presente.

Haverá uma postura ideal? Qual a melhor postura para levantar um peso? E para colocar um peso no chão? Será que os fatores psico-emocionais condicionam a minha postura estática? E a dinâmica? Tem outras questões? Venha falar connosco! O exercício permite otimizar as relações neuromotoras que estão na base da postura estática e dinâmica, além de contribuir para outros benefícios ao nível da articular, ventilatório, imunitário e cardio metabólico.

Venha conhecer a nossa aula semi-privada de Posture & mobility e saiba como o podemos ajudar.

Bons treinos e até já



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